quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL: QUAL A DIFERENÇA





Uma das dúvidas mais comuns entre os estudantes de Psicopedagogia, professores e pais é sobre a diferença entre a Psicopedagogia  Clínica e a Psicopedagogia Institucional.
A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que trata do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico.
A Psicopedagogia Clínica tem como objetivo identificar, analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. Para tanto, o profissional deverá estar preparado para atender crianças, adolescentes ou adultos com problemas de aprendizagem.
Através do diagnóstico clínico é possível identificar as causas dos problemas de aprendizagem e para o tratamento são realizadas diversas atividades com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e quais são os seus bloqueios. Cabe ao Psicopedagogo utilizar recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas. A prática psicopedagógica deve considerar o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, cognitivo, afetivo, social e pedagógico.
Esse profissional, que tem como seu maior publico crianças e adolescentes, deve também estar preparado para administrar possíveis reações negativas da criança frente algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc. É importante tentar chegar o mais próximo possível da realidade da criança ou do adolescente – tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais, colegas e professores. Neste sentido verifica-se que além de ajudar a criança ou adolescente a encontrar a melhor forma de adquirir a aprendizagem, é fundamental que o Psicopedagogo conheça como e o que o sujeito aprende.
A Psicopedagogia Institucional pretende oferecer ferramentas de melhorias das condições do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a prevenção dos problemas de aprendizagem. Por meio de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita a intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais, como nas escolas. Juntamente com toda a equipe escolar, se mobiliza na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos. Elege a metodologia ou a forma de intervenção com o objetivo de facilitar ou desobstruir tal processo. 

Assim,  dentre suas atribuições, destacam-se: 


  • Participação na dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca. 
  • Orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos. 
  • Realização do processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo. 
  • Contribuição com as relações, visando à melhoria da qualidade das relações inter e intrapessoais dos indivíduos de toda a comunidade escolar. 
  • Desenvolvimento de projetos socioeducativos, a fim de resgatar valores e autoconhecimento. 
  • Desenvolvimento de ações preventivas, detectando possíveis perturbações no processo de ensino- aprendizagem.
"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA"
Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário